FAQ Congonhas Inova

Tire as suas dúvidas.

Entendemos que é importante tirar as principais dúvidas de vocês, por isso montamos um FAQ com as questões mais recorrentes.

O que é o Congonhas Inova?

O Programa Congonhas Inova é uma iniciativa criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Congonhas – MG e executada pela Neo Ventures, voltado para a criação de alternativas de desenvolvimento econômico para a cidade através de inovação e tecnologia.

É através do Programa Congonhas Inova que serão operados os outros programas, como os hackathons e programas de pré-aceleração de startups.

Qual é o papel da Neo Ventures no Congonhas Inova?

A Neo Ventures é uma aceleradora corporativa que desenvolve e executa projetos para grandes empresas, governos e ambientes de inovação, cujos representantes acreditam que as parcerias com startups e centros de tecnologia são diferenciais competitivos para a sobrevivência e transformação das suas instituições. O papel dela no Congonhas Inova é dar suporte às atividades de interação e desenvolvimento das soluções das equipes durante os programas.

O que é o Hacka Sustentável?

“O termo HACKATHON vem da junção de duas palavras da língua inglesa: hack, que quer dizer programar com excelência, e marathon, maratona. Então, a maratona de programação reúne pessoas por determinado período de tempo, com o objetivo de desenvolver soluções reais para empresas e cidades ou criar novos negócios”, explica a Gabrielly Borges.

O Hacka Sustentável é uma maratona de programação onde os participantes terão a oportunidade de encontrar e desenvolver soluções inovadoras tecnológicas para solucionar os desafios das grandes empresas no setor de sustentabilidade ambiental.

O que é o Congonhas for Science?

É um desafio científico para projetos de pesquisas de todas as áreas do conhecimento. Com duração de 8 semanas, tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas instituições de ensino, bem como criar oportunidade para a aplicação prática destas pesquisas na criação de soluções inovadoras em diversas áreas do conhecimento. Reduzindo assim a lacuna entre academia e o mercado.

O que é o Congonhas Lab?

O Congonhas Lab é um programa de pré-aceleração de startups que tem como objetivo desenvolver ideias inovadoras em negócios de alto impacto, através de uma metodologia intensiva, onde os empreendedores vivenciem todas as fases de desenvolvimento de uma startup com o auxílio de uma equipe de profissionais especializados que irão compartilhar suas experiências através de mentorias e atividades práticas.

Ele é a porta de entrada das soluções inovadoras que queiram desenvolver relações comerciais com grandes empresas e, centros tecnológicos e governo, recebendo auxílio da equipe do Congonhas Inova e da Neo Ventures.

Qual a data para início do programa Congonhas for Science?

Iniciaremos as nossas atividades em 9 de maio de 2020.

Quantas equipes ou projetos serão selecionados para participar do Congonhas for Science?

O Congonhas Inova tem interesse em fazer parcerias com o máximo de soluções que consigam resolver os desafios da sociedade e das empresas, no entanto para esse primeiro ciclo do programa serão selecionadas no máximo 40 equipes com ideias ou soluções prontas para serem desenvolvidas.

Já tenho uma ideia do projeto ou solução pronta no mercado que faz parte de uma das temáticas propostas do Congonhas for Science. Como me conecto com o Congonhas for Science?

Realizando a inscrição da sua equipe através do link: Inscrição Congonhas for Science. Lembrando que basta apenas uma inscrição por equipe/startup.

Quais tipos de projetos são aceitos no Congonhas for Science?

Aceitamos inscrições de projetos de todos os níveis de maturidade e das mais variadas áreas de atuação. Entretanto existem algumas temáticas e tecnologias prioritárias que possuem maior sinergia com o programa e que, portanto, serão consideradas com peso diferenciado na seleção, elas podem ser consultadas no nosso Edital: Edital Congonhas for Science.

Tenho uma ideia que se encaixa nas temáticas do Congonhas for Science, mas ela ainda não saiu do papel. Posso inscrevê-la no Congonhas for Science?

Sim. Serão considerados todos os projetos que possuam um processo ou produto definido para ser escalonado.

A minha solução não se enquadra em nenhuma das temáticas propostas pelo Congonhas Science. Ainda assim posso me inscrever?

Sim, pois todas as temáticas das soluções serão levadas em consideração no momento da seleção.

O Congonhas Inova exige propriedade intelectual da solução desenvolvida pela startup ou projeto após a aceleração realizada pelo Congonhas for Science?

Não! Todos os direitos de propriedade intelectual, tais como patentes, desenhos industriais, marcas, direitos autorais, softwares, direitos sobre informações confidenciais, que sejam originários, decorrentes ou resultantes da participação no Congonhas for Science serão de propriedade e titularidade exclusiva dos indivíduos e/ou equipes que os desenvolverem.

As informações que forem trocadas durante o programa Congonhas for Science são tratadas como confidenciais?

Sim. O Congonhas Inova e todos os selecionados para o Congonhas for Science devem seguir o Edital do Congonhas for Science.

Quais são as etapas do processo seletivo do Congonhas for Science?

As etapas e as principais datas do processo seletivo estão no Edital do Congonhas for Science.

Quem seleciona as equipes ou projetos? Quais são os critérios?

A seleção é realizada por um comitê multidisciplinar composto pela equipe do Congonhas for Science e da Neo Ventures. Os critérios de avaliação estão descritos no Edital do Congonhas for Science.

Como funciona o Congonhas for Science? Como o desempenho da minha equipe ou projeto é medido ao longo da implementação do piloto?

As equipes ou projetos selecionados para o Congonhas for Science vivenciam uma rotina de acompanhamento semanal do desenvolvimento e implementação das suas soluções no mercado. Os selecionados terão suporte de mentores, de especialistas em aceleração e do corpo técnico do Congonhas Inova e Neo Ventures para auxiliá-los durante o programa.

Recebo um auxílio financeiro para participar do Congonhas for Science?

Não! Os Empreendedores selecionados terão suporte de inteligência de negócios (mentorias, treinamentos e capacitações), porém não serão disponibilizados materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento do projeto, como computadores e insumos para produção.

Qual a data para início dos programas Hacka Sustentável e Congonhas Lab?

Conforme consta no Artigo 8º do Decreto nº 6931 de 16 de março de 2020 da Prefeitura Municipal de Congonhas – MG disponível no link https://www.congonhas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/DECRETO-6931_03-16-2020-130053-1.pdf.pdf, ficam suspensos no município os eventos públicos e privados até 31 de março devido a pandemia desencadeada pelo COVID-19. Consequentemente, o Hacka Sustentável e o Congonhas Lab seguem adiados até que seja possível reagendar uma data para que todos os envolvidos nos programas possam participar com segurança.

Já tenho uma ideia do projeto ou solução pronta no mercado que faz parte de uma das temáticas propostas do Congonhas Lab. Como me conecto com o Congonhas Lab?

Realizando a inscrição da sua equipe através do link: Inscrição Congonhas Lab.

Lembrando que basta apenas uma inscrição por equipe/startup.

Quais tipos de startups ou projetos são aceitos no Congonhas Lab?

Aceitamos inscrições de projetos ou startups de todos os níveis de maturidade e das mais variadas áreas de atuação. Entretanto existem algumas temáticas e tecnologias prioritárias que possuem maior sinergia com o programa e que, portanto, serão consideradas com peso diferenciado na seleção, elas podem ser consultadas no nosso Edital do Congonhas Lab.

Quantas equipes ou projetos serão selecionados para participar do Congonhas Lab?

O Congonhas Inova tem interesse em fazer parcerias com o máximo de soluções que consigam resolver os desafios da sociedade e das empresas, no entanto para esse primeiro ciclo de pré-aceleração serão selecionadas no máximo 40 equipes com ideias ou soluções prontas para serem pré-aceleradas.

A minha solução não se enquadra em nenhuma das temáticas propostas pelo Congonhas Lab. Ainda assim posso me inscrever?

Sim, pois todas as temáticas das soluções serão levadas em consideração no momento da seleção.

O Congonhas Inova exige propriedade intelectual da solução desenvolvida pela startup ou projeto após a aceleração realizada pelo Congonhas Lab?

Não! Todos os direitos de propriedade intelectual, tais como patentes, desenhos industriais, marcas, direitos autorais, softwares, direitos sobre informações confidenciais, que sejam originários, decorrentes ou resultantes da participação no Congonhas Lab serão de propriedade e titularidade exclusiva dos indivíduos e/ou equipes que os desenvolverem.

Posso inscrever uma ideia de projeto?

Sim, qualquer ideia de projeto minimamente estruturada é bem-vinda.

O Congonhas Lab investe nas startups?

Ao final do 1º ciclo, até 5 startups poderão ser aportadas com R$ 20.000,00 equity free.

Tenho uma ideia que se encaixa nas temáticas do Congonhas Lab, mas ela ainda não saiu do papel. Posso inscrevê-la no Congonhas Lab?

Sim. Serão considerados todos os projetos que possuam um processo ou produto definido para ser escalonado.

As informações que forem trocadas durante o programa de aceleração do Congonhas Lab são tratadas como confidenciais?

Sim. O Congonhas Inova e todos os selecionados para a pré-aceleração Congonhas Lab devem seguir o Edital, que prevê a assinatura de um Termo de Confidencialidade entre as partes.

Quais são as etapas do processo seletivo para a aceleração do Congonhas Lab?

As etapas e as principais datas do processo seletivo estão no Edital do Congonhas Lab.

Quem seleciona as startups ou projetos? Quais são os critérios?

A seleção é realizada por um comitê multidisciplinar composto pela equipe do Congonhas Lab e da Neo Ventures. Os critérios de avaliação estão descritos no Edital do Congonhas Lab.

Como funciona a aceleração do Congonhas Lab? Como o desempenho da minha startup ou projeto é medido ao longo da implementação do piloto?

As startups ou projetos selecionados para o Congonhas Lab vivenciam uma rotina de acompanhamento semanal do desenvolvimento e implementação das suas soluções no mercado. Os selecionados terão suporte de mentores, de especialistas em aceleração e do corpo técnico do Congonhas Inova e Neo Ventures para auxiliá-los durante a pré-aceleração.

Recebo um auxílio financeiro para participar da aceleração do Congonhas Lab?

Não! Os Empreendedores selecionados terão suporte de inteligência de negócios (mentorias, treinamentos e capacitações) e infraestrutura (sala de coworking, mesas, cadeiras, pontos de energia, internet, material de escritório), porém não serão disponibilizados materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento da Startup, como computadores e insumos para produção.

Quanto tempo dura a aceleração do Congonhas Lab?

A duração das atividades é de aproximadamente 3 meses, com encontros presenciais e desafios semanais.

Se for selecionado para a aceleração do Congonhas Lab posso alocar minha equipe no Coworking do QG da Inovação? Quantas vagas tenho direito?

Os projetos ou startups selecionados para o Congonhas Lab tem acesso ao espaço e à infraestrutura do QG da Inovação, localizado na rua do Rosário, nº 220, bairro Rosário, Congonhas-MG, CEP 36410-230. Cada startup ou projeto selecionado tem garantido pelo menos 3 lugares no Coworking.

Durante a Aceleração do Congonhas Lab minha presença diária no Coworking do QG da Inovação é obrigatória?

Não. No entanto, o Congonhas Lab possui atividades presenciais obrigatórias que deverão contar com a participação de pelo menos um representante da startup ou projeto. Além das atividades obrigatórias as equipes devem cumprir uma carga horária mínima de 8 horas semanais no QG da Inovação.